Você sabia umas das primeiras experiências de dor nas nossas vidas vem através da vacinação? E o medo de sentir dor é uma das maiores causas de hesitação vacinal.
Mas afinal é possível evitar ou amenizar a dor durante e após a vacinação?
Existem sim medidas eficazes, cientificamente comprovadas, que tornam a experiência de vacinação menos dolorosa e evitam até traumas na vida adulta !
A principal delas, independente da idade é não aspirar a seringa durante a injeção pela a equipe de saúde! Quanto mais se mexe a agulha e quanto maior o tempo de permanência dela no corpo, maiores são as chances de dor.
Outro ponto de extrema importância: para crianças menores de 2 anos, a amamentação! O ato de amamentar produz sensação de bem estar, existe o conforto físico e a distração.
E para crianças mais velhas? O conforto do colo de pai e de mãe tem o mesmo efeito positivo. O contato pele a pele traz segurança, reduzindo o sofrimento.
Para adolescentes e adultos vale a regra de receber a vacina sentado! Porquê? É maior o grau de relaxamento, diminuiu o medo, a angústia e as chances de desmaio.
A presença dos pais também é importante para as crianças menores de 10 anos para transmitir segurança. Mas o comportamento deles pode influenciar o nível de angústia dos pequenos. Ter uma linguagem neutra, encorajadora, validar o medo da dor do paciente são imprescindíveis neste momento. Isto vale tanto para os pais como para a equipe de vacinação!
Outras medidas válidas são:
Administrar vacinas na sequência de menos para mais doloridas (vacina oral como de rotavírus que é docinha deve vir primeiro, quando indicada)
Uso de distração com música, brinquedos e aromoterapia
Uso de diminuição da sensação de dor como pikluc e a abelhinha vibratória
Homogeneização suave da vacina
Em casos mais críticos, uso de anestésico tópico
Educação permanente da equipe técnica
Nós da clínica de Vacinação Saúde Livre Higienópolis seguimos todas estas medidas para que você e seu filho tenha a melhor experiência na jornada de vacinação. Venha nos conhecer.